Se Apegou Demais a Ele? Isso Te Liberta!

Se apegou de mais a ele

Descubra porque acontece e como se libertar do apego a uma pessoa em um relacionamento!

Quer saber como se libertar quando você se apega demais a alguém? Então continue lendo esse artigo que vamos contar isso para você!

Aqui nesse artigo vamos explicar para você:

  1. Os motivos que levam você a se apegar de mais a alguém
  2. Os problemas que o excesso de apego pode causar na relação
  3. Como fazer para conseguir se libertar

1. Porque você se apega de mais a alguém?

Antes inclusive de conhecer as formas que você deve aplicar para se libertar do apego excessivo por alguém, é muito importante entender as causas disso.

A pergunta mais importante nesse caso seria:

Porque que você se apega e permite que esse apego destrua e estrague relacionamentos que poderiam facilmente serem bem-sucedidos a longo prazo?

E aqui temos 3 respostas para você e uma delas pode ser o que está acontecendo nos seus relacionamentos:

Carência interior malsatisfeita

Um dos principais pontos de origem do apego é uma carência interior malsatisfeita. É quando você não tem a sensação de completude, como se faltasse algo em você.

É como se você se sentisse apenas metade, uma metade que precisa encontrar uma outra metade para conseguir se completar. Isso é simplesmente destrutivo e inclusive na psicologia nós chamamos isso de relacionamento simbiótico.

Ou seja, se você é daquelas que sempre busca a sua cara metade, é importante começar a perceber que você mesma já é uma pessoa completa e que a outra pessoa vem para somar no relacionamento, como se um mais um fossem 3!

Esse tema é muito importante, pois, quando você se sente plena, é muito maior a chance de que você seja livre, não se apegue e consiga manter um relacionamento realmente saudável! 😊

O relacionamento simbiótico é aquele relacionamento de dependência emocional onde você precisa de alguém para que essa pessoa supra essas carências e você consiga sentir-se bem.

Portanto, CUIDADO para não ser uma metade em busca de outra metade porque com certeza você criará um relacionamento de dependência e relacionamentos assim cedo ou tarde acabam por fracassar.

Projeção emocional

O segundo motivo comum do apego é a projeção emocional.

Neste caso você acaba idealizando excessivamente uma pessoa em um início de relacionamento e acaba se frustrando com o passar do tempo.

E essa idealização pode acontecer por dois motivos:

  • Excesso de expectativas que você mesma criou em relação a alguém
  • Falsas expectativas que esse alguém passa para você, iludindo você desde o início do relacionamento.

É importantíssimo você não permitir que essas falsas expectativas sejam alimentadas e que essa projeção emocional não seja mais um ponto de apego em relação a alguém, pois, quanto maior a projeção emocional e as expectativas que você coloca em alguém, maior será a sensação de apego.

Necessidade de Resolver Conflitos Passados

O terceiro ponto que leva ao apego é resolver conflitos passados.

Você pode estar com alguém simplesmente para provar um ponto: para provar que você tem razão ou para resolver um conflito que você teve com seus pais e familiares durante a sua infância e até mesmo nos seus relacionamentos anteriores.

Nesse caso, são conflitos que você não resolveu, e aí você se apega a alguém até resolver esse conflito.

Portanto, você acaba entrando em relacionamentos nocivos, pelo excesso de apego, para buscar resolução de conflitos que estão na verdade dentro de você e não na outra pessoa.

2. Os problemas que o excesso de apego pode causar na relação

O problema quando você se apega demais a alguém não é se libertar e sim de como apego é um gatilho de repulsão, pois, você cria com essa atitude um afastamento natural na outra pessoa.

Ou seja, quanto mais você se apega mais a outra pessoa terá uma tendência instintiva a querer se afastar e até fugir de você.

Isso acontece porque o excesso de apego transmite uma dependência com relação a outra pessoa. E, qualquer relação que seja extremamente dependente acaba excluindo o processo de sedução e conquista, deixando qualquer relacionamento morno que não evolui nem cresce emocionalmente.

3. O que fazer para se libertar?

Como se libertar do apego

Para conseguir se libertar é preciso passar por um processo simples de dois passos, porém, que requer constante esforço e dedicação.

O primeiro passo é tirar completamente o investimento no relacionamento:

Você precisa fazer isso de forma gradativa diminuindo a atenção que você dá a essa pessoa:

  • Diminuindo os contatos em relação a essa pessoa
  • Diminuindo o seu tempo de atenção e investimento emocional com relação a essa pessoa
  • Colocando na sua mente novos pensamentos que não sejam os mesmos pensamentos repetitivos em relação a essa pessoa

Dessa forma, você vai gradativamente percebendo que você não precisa dessa pessoa para ser completa.

O segundo passo é crescer emocionalmente.

Esse é o passo da expansão emocional. Aqui é importante que você faça um grande mergulho dentro de si mesma, trabalhando muito o seu autoconhecimento, a sua autoconfiança e a sua autoestima.

Dessa forma você vai se sentir mais livre, conquistando a sua autonomia, independência e plena maturidade emocional.

Saiba que relacionamentos sem maturidade emocional acabam virando relacionamentos infantis e complicados.

Ou seja, quando você se autoconhece e expande a sua maturidade emocional, você terá uma facilidade ENORME de criar relacionamentos incríveis e saudáveis!

O apego é a demonstração de uma falta de maturidade emocional que deve ser resolvida internamente antes de você começar a se relacionar com qualquer pessoa!

É um tema bem profundo não é mesmo?

Mas, é um tema muito importante para que você possa crescer em seu relacionamento e conseguir manter ele saudável a longo prazo.

Portanto, convido você a acessar nosso curso completo que ensina tudo o que você precisa saber para conquistar qualquer homem, mas, antes, se conquistando e se conhecendo em primeiro lugar!

quero assistir ao vídeo